" O artista açoriano tende, regra geral, a criar um "universo" marcado pela insularidade, mesmo quando a sua actividade se desenvolve fora dos Açores. Este princípio - naturalmente sujeito a excepções - assume um significado relevante desde que o conceito de Açorianidade ganha consistência. O binómio Poeta / Isolamento, que Vitorino Nemésio tão certeiramente introduziu no título de um famoso ensaio sobre Roberto de Mesquita, poderia, sem distorção escandalosa, parafrasear-se como Artista / Isolamento no que respeita ás condições de criatividade de raíz açórica. [...]
O isolamento do artista açoriano será antes de mais uma frustração multifacetada. Esse "isolamento" resulta de obstáculos mais opressivos do que o simples determinismo geográfico."
José Martins Garcia , A Criatividade Artística nos Açores - Limites e Barreiras
sábado, 2 de abril de 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
13 comentários:
"De pé meu canto, não te rendas
Sauda o mestre das oferendas
Canta, canta coração que o poeta só te dá o que lhe dão
De pé memória de um futuro
há sempre luz ao fim do escuro
Numa ilha só morre o que lá está
O que conta no que foi é o que será...
Num jardim quadrangular
à vista de um ocenao
pode perder-se o olhar
na praia do desengano
é humano, sobre-humano
é ter um canto para salvar..."
De Pé, Saudação a Antero
José mário Branco
um bj, Caiê
....é pena que não se possa aqui ouvir a música deste poema do José Mário Branco.
...quanto ao texto do José Martins Garcia, ressalvado o enorme respeito que tenho pela sua obra, cai na armadilha clássica da "açorianidade", consagrada por Vitorino Nemésio: a "insularidade" não é sinónimo (só)de isolamento ...se não estou em erro, o mar é uma estrada e não um muro de betão.
Tentei procurar a música mas não encontrei. :(
Tem que estar disponível online para vocês poderem ouvi-la, não basta eu tê-la. Dinorah, sabes de algum site onde possa encontrá-la?
Costumo ir ao Lycos.
Mas... encontrei os Amigos do Gaspar! hahahahha!!!
Caro Carlos:
qualquer texto que eu pusesse aqui de J. Martins Garcia, é texto que leva todos a pensarem e muitos a agirem, bem sabemos... Não fui inocente!;)
Este, como viu, tem a ver com "Limites e Barreiras" e não com condições de largueza... Também as há, se virmos, por exemplo o mar como libertação ao invés de prisão, como bem apontou. Poderíamos ter ido por aí. Fomos por aqui.
Entretanto, como homem inteligente que é, sabe que a insularidade tem pequenos dramas limitativos, que não podemos negar... Um abraço.
Aproveito para dizer que não só respeitava como admirava o Prof Martins Garcia, pela inteligência e pela frontalidade.
Miga Brava:
"Os amigos do Gaspar"!
ó sóio tóio, sóio tóio !!! ***
muuuuuuuuuuuu muuuuuuuuuuuuuuuus ruminantes e babosos.
Talvez no tempo de Nemésio a "insularidade" ainda fosse sinónimo de isolamento. Mas, hoje, creio que a "insularidade" é mais um estado de alma do que uma prisão rodeada de mar por todos os lados. Todos sabemos que um verdadeiro artista não consegue resistir a expressar os seus estados de alma, ainda que inconscientemente. É uma motivação que não se deixa aprisionar pelo mar que o rodeia, nem tão pouco pela ausência dele. E os ilhéus açorianos não são excepção!
Reforça a espiritualidade que eu gosto! :)
Também eu acho que seja um estado de alma. Eu 'tou como o Sócrates (o original), antes a cicuta que sair de cá de x. É de cá que eu sou e não vou morrer longe. ;)
Elbravinha, Miga, Nemésio viveu de 1901 1978. Portanto, morreu apenas há 27 aninhos... :)
Eu sei que sim. Mas há 27 aninhos os Açores eram outros. Muito diferentes de hoje em dia. Sem net, sem comunicações fáceis, sem viagens diárias de avião... Nessa altura, a insularidade não conseguia fugir ao isolamento. Hoje, o conceito só pode ter outro sentido, porque a vida nos Açores também o tem. E muito melhor, diga-se de passagem!
Olá querida amiga! Não sei onde podes ir buscar a música... confesso a minha elevadíssima ignorância nessa área! Tenha-a em cd e tb em mp3, mas essa segunda versão foi arranjada por uma amiga!
(queres que te mande por mail?)
Qto aos amigos do Gaspar: Adorei!
hehehe
Siiimmmm! :) Manda para qq um, o meu pessoal ou o do Gado, cabe nos dois! Bigadinha :)))))))))
Enviar um comentário