sábado, 2 de abril de 2005

O Artista Açoriano

" O artista açoriano tende, regra geral, a criar um "universo" marcado pela insularidade, mesmo quando a sua actividade se desenvolve fora dos Açores. Este princípio - naturalmente sujeito a excepções - assume um significado relevante desde que o conceito de Açorianidade ganha consistência. O binómio Poeta / Isolamento, que Vitorino Nemésio tão certeiramente introduziu no título de um famoso ensaio sobre Roberto de Mesquita, poderia, sem distorção escandalosa, parafrasear-se como Artista / Isolamento no que respeita ás condições de criatividade de raíz açórica. [...]
O isolamento do artista açoriano será antes de mais uma frustração multifacetada. Esse "isolamento" resulta de obstáculos mais opressivos do que o simples determinismo geográfico."

José Martins Garcia , A Criatividade Artística nos Açores - Limites e Barreiras

13 comentários:

dinorah disse...

"De pé meu canto, não te rendas
Sauda o mestre das oferendas
Canta, canta coração que o poeta só te dá o que lhe dão

De pé memória de um futuro
há sempre luz ao fim do escuro
Numa ilha só morre o que lá está
O que conta no que foi é o que será...

Num jardim quadrangular
à vista de um ocenao
pode perder-se o olhar
na praia do desengano
é humano, sobre-humano
é ter um canto para salvar..."

De Pé, Saudação a Antero
José mário Branco

um bj, Caiê

carlos disse...

....é pena que não se possa aqui ouvir a música deste poema do José Mário Branco.

...quanto ao texto do José Martins Garcia, ressalvado o enorme respeito que tenho pela sua obra, cai na armadilha clássica da "açorianidade", consagrada por Vitorino Nemésio: a "insularidade" não é sinónimo (só)de isolamento ...se não estou em erro, o mar é uma estrada e não um muro de betão.

RD disse...

Tentei procurar a música mas não encontrei. :(
Tem que estar disponível online para vocês poderem ouvi-la, não basta eu tê-la. Dinorah, sabes de algum site onde possa encontrá-la?
Costumo ir ao Lycos.

RD disse...

Mas... encontrei os Amigos do Gaspar! hahahahha!!!

Caiê disse...

Caro Carlos:

qualquer texto que eu pusesse aqui de J. Martins Garcia, é texto que leva todos a pensarem e muitos a agirem, bem sabemos... Não fui inocente!;)
Este, como viu, tem a ver com "Limites e Barreiras" e não com condições de largueza... Também as há, se virmos, por exemplo o mar como libertação ao invés de prisão, como bem apontou. Poderíamos ter ido por aí. Fomos por aqui.
Entretanto, como homem inteligente que é, sabe que a insularidade tem pequenos dramas limitativos, que não podemos negar... Um abraço.

Aproveito para dizer que não só respeitava como admirava o Prof Martins Garcia, pela inteligência e pela frontalidade.

Caiê disse...

Miga Brava:
"Os amigos do Gaspar"!
ó sóio tóio, sóio tóio !!! ***

Anónimo disse...

muuuuuuuuuuuu muuuuuuuuuuuuuuuus ruminantes e babosos.

A ilha dentro de mim disse...

Talvez no tempo de Nemésio a "insularidade" ainda fosse sinónimo de isolamento. Mas, hoje, creio que a "insularidade" é mais um estado de alma do que uma prisão rodeada de mar por todos os lados. Todos sabemos que um verdadeiro artista não consegue resistir a expressar os seus estados de alma, ainda que inconscientemente. É uma motivação que não se deixa aprisionar pelo mar que o rodeia, nem tão pouco pela ausência dele. E os ilhéus açorianos não são excepção!

RD disse...

Reforça a espiritualidade que eu gosto! :)
Também eu acho que seja um estado de alma. Eu 'tou como o Sócrates (o original), antes a cicuta que sair de cá de x. É de cá que eu sou e não vou morrer longe. ;)

Anónimo disse...

Elbravinha, Miga, Nemésio viveu de 1901 1978. Portanto, morreu apenas há 27 aninhos... :)

A ilha dentro de mim disse...

Eu sei que sim. Mas há 27 aninhos os Açores eram outros. Muito diferentes de hoje em dia. Sem net, sem comunicações fáceis, sem viagens diárias de avião... Nessa altura, a insularidade não conseguia fugir ao isolamento. Hoje, o conceito só pode ter outro sentido, porque a vida nos Açores também o tem. E muito melhor, diga-se de passagem!

dinorah disse...

Olá querida amiga! Não sei onde podes ir buscar a música... confesso a minha elevadíssima ignorância nessa área! Tenha-a em cd e tb em mp3, mas essa segunda versão foi arranjada por uma amiga!
(queres que te mande por mail?)

Qto aos amigos do Gaspar: Adorei!
hehehe

RD disse...

Siiimmmm! :) Manda para qq um, o meu pessoal ou o do Gado, cabe nos dois! Bigadinha :)))))))))