sábado, 23 de abril de 2005

Será que estamos verdadeiramente interessados em evitar a derrocada da Democracia?

"A liberdade exterior que devemos atingir será unicamente em proporção exacta à liberdade interior que podemos ter desenvolvido num dado momento. E essa é uma opinião correcta de liberdade, a nossa principal energia deve ser concentrada em encontrar uma reforma interior."

"O verdadeiro democrata é aquele que por meios puramente não-violentos defende a sua liberdade e, por conseguinte, a sua terra e, finalmente, a liberdade de toda a humanidade."

"A democracia disciplinada e esclarecida é a coisa mais honesta do mundo. Uma democracia prejudicial, ignorante, supersticiosa, caminhará por si mesma para o caos e pode ser autodestruída."

" A democracia e a violência dificilmente podem caminhar juntas. Os Estados que hoje são nominalmente democráticos tornar-se-ão francamente totalitários ou, se quiserem tornar-se verdadeiramente democráticos, devem ser corajosamente não-violentos. É uma blasfémia dizer que a não-violência só pode ser praticada pelos indivíduos e nunca pelas nações, que são compostas de indivíduos."

M. K, Gandhi, Todos os Homens são Irmãos

13 comentários:

«« disse...

um bonito texto de Ghandi que justifica o fracasso da democracia...é preciso contar com qulidade humana..e essa é imperfeita, capaz, unicamente, de um controlo minimo dessa liberdade. Diria que no nosso contexto, democracia, é a ditadura da maioria sobre a minoria. Apesar de tudo é o regime que serve a cultura ocidentl.

C-Angel disse...

Alguns anos atrás li esta frase sobre a demoracia que ainda hoje não esqueci e que para mim define democracia muito bem:
DEMOCRACIA: é como um galinheiro onde todas as galinhas são livres e iguais assim como as raposas!!
Não existem sistemas politicos perfeitos e à falta de melhor....

Anónimo disse...

AMEN

RD disse...

Amen também! Excelente frase C.

«« disse...

Claro, mas quando se tenta implementar regimes democraticos em sociedades com culturas incompativeis dá porcaria...veja-se as democracias africanas....ou as asiaticas

«« disse...

Claro, mas quando se tenta implementar regimes democraticos em sociedades com culturas incompativeis dá porcaria...veja-se as democracias africanas....ou as asiaticas

RD disse...

O que é uma cultura incompatível ao governo do povo?

«« disse...

acredito que para se viver numa democracia o povo deve estar preparado para isso, a cultura africana é completamente diferente da ocidental e não tem demonstrado ser compativel com a democracia. parece-me que isto é claro...contudo alerto para o facto desta minha humilde opinião ter origem na simplória reflexão de um "não entendido" em política...

«« disse...

...mesmo na cultura ocidental, são muitas as vozes que se levantam para que se debata a necessidade de reformular a democracia....vale-nos, por enquanto, a imergência da opinião pública como uma potência...

RD disse...

Fico atónita com tanta predicação bonita. Eu o que acho, e estou à vontade para dizê-lo sem humildades, nem camandros nem escafandros, e sendo admitidamente uma "animalóida política" (com todo o gosto e prazer), é que quem não sabe, PELO MENOS --> APROVEITAR a democracia é tolo. Digo mais, democracia significa demo=povo e cracia=governo, ora como isto não acontece, democracia foi o nome copiado de outro lado qualquer para o nosso sistema - que é tudo menos democrático. Contam-se pelos dedos das mãos os verdadeiramente livres e autónomos que não tem medo de serem despenteados. Ganham as raposas? Pois claro, vamos fingir espanto, vamos pois. E já a seguir tomamos uns prozac's e sentamo-nos a chorar num banco do jardim à espera do resto todo que não fazemos e reclamamos. Com sorte passa o homem dos subsídios, vê mais uma potencial vítima, finge-se comovido e... zás! 'tá fidelizado.
Vou mas é fabular para a cama que amanhã tenho que ir exercer a minha liberdade em toda a sua glória. Beijos e abraços.

«« disse...

ora aí está...como vê a democracia, tal é aldrabice uma condição humana, não existe...por muito bonita que se lhe ache...

RD disse...

Não, não, não. Não disse que ela não existia. Ela pode estar bem disfarçada entre nós, mas não sejamos extremistas ou redutores. Claro que ela existe. Dei a minha opinião duma forma geral, mas atenção, eu não disse que não a sentia. Tenho é "pena" que haja quem não a sinta porque esses tornam-nos o trabalho de viver em sociedade muito mais difícil. O que há em Portugal é uma espécie de deturpação ou uma metamorfose da democracia que não evoluiu.
Sim, a democracia tem um longo caminho a percorrer, mas começa em nós. Não fora de nós.
A ignorância é a culpa de todos os males.

«« disse...

tem razão não disse...digo eu....