sábado, 2 de abril de 2005

O que fazer quando a política fica Brava?

Estava a ler o biografia de Gabriel Garcia Marquez (sim, aquele calhamaço intitulado “Viver para Contá-la” que levei nas últimas férias para o Faial na esperança de chegar ao fim...) quando encontrei uma frase que me fez pensar e que rezava assim: «Se não te meteres com a política, a política acabará por meter-se contigo». O autor aprendeu a citação quando andava na escola e diz que os manuais de então a atribuíam a Lenine. Embora não seja fã deste personagem, não posso deixar de concordar com o seu significado. Há sempre uma altura em que as coisas descambam de tal maneira que acabam por nos atingir, directa ou indirectamente. E, aí, o que fazer? Virar as costas? Sair de fininho? Apoiar quem está mal? Ou enfrentar o touro pelos cornos? Eu cá por mim, sou mais do género de saltar para a arena, apesar de não achar piada nenhuma a touradas. E vocês?

7 comentários:

RD disse...

Então a menina nunca ouviu falar do Aris (con carino)? Viveu de 384 a 322 a.C., e... não. Não é brasileiro, é estagirita. Nasceu este senhor - Aristóteles - na Macedónia, em Estagira.
Já dizia ele que o homem é um animal político. Uns demoram mais do que outros a descobri-lo, mas descobrem. ;)

RD disse...

Eu salto definitivamente para a arena. Posso não agarrar o touro pelos cornos, mas sou capaz de lhe dar umas cornadas também. E vocês? hehe. ;)

Viuva Negra disse...

Nem , mais dentro de todos nós existe um politico escondido , e um toureiro , que ou é pegado , ou pega ...

RD disse...

Esse meu toureiro VN, só se mostra quando estou a jogar para a preta no snooker. hehhehe.

Cuze disse...

por acaso tb me dá que pensar, lolol pois nos ultimos tempos é precisamente o k me tem acontecido, ainda que a um nivel académico... mas realmente foi a politica é k veio ter cmg (s é bom ou mau, dpx se verá... mas este nível (associativismo académico) até pode ser bom, lollolol gostei do blog, vou voltar!!

RD disse...

Pois, se tivermos em conta a prática política e/ou de pertencer a alguma coisa, podemos pensar assim, que foi ela que veio ter connosco. Agora a atitude política de reinvindicação acho que todos temos e arriscaria a dizer, tal como Aris, desde sempre.
Apenas se vivessemos sós isto não faria sentido.

Custoias: No nosso pasto também há ondas, vem surfar quando te apetecer.**

A ilha dentro de mim disse...

Andei com o "Aris" na escola (sim, naquelas aulas de filo qualquer coisa que tínhamos em conjunto), mas nem por isso me sinto um animal político. Reagir ao ataque da política saltando para a arena, para mim, é uma questão de instinto de sobrevivência... Muito animalesco, muito pouco político!