segunda-feira, 28 de março de 2005

A Tradição do Ovo

Após uma longa ausência aqui vai um textozinho simpático, apesar de um pouco atrasado, acerca das tradições desta época.

O Ovo é um dos mais antigos símbolos da Páscoa.
Significa fertilidade e recomeço da vida. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir ovos de galinha para depois presenteá-los surgiu entre os antigos egípcios, persas e algumas tribos germânicas.
Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de presentear parentes e amigos com ovos nas festas de primavera. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que confeccionaram ovos de prata e ouro recobertos de pedras preciosas. O povo, sem recursos para tais luxos, manteve a tradição de presentear ovos de galinha confeccionados.

A Tradição do Coelho
No antigo Egipto, o coelho era o símbolo da fertilidade. Por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Páscoa festeja-se em todo o mundo, mas nem sempre da mesma maneira e muitas vezes com significado diferente.

Na China - O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, na forma de refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa Central - Os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da Primavera. A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.


Um beijinho a todas as bravas e bravos que frequentam o nosso querido blog! :o)

6 comentários:

RD disse...

Mais vale tarde que nunca braveza! Esse coelho anda atrasado pelos lados da Terceira :)
Um beijinho e até sábado!

carlos disse...

Caríssima Xegateporego,

Apreciei muito os seus esclarecimentos sobre as raízes pagãs do misterioso coelho Pascal ...provavelmente os cristãos coptas requalificaram o símbolo em prol da Santa Madre Igreja, mas, sem ofensa para a mesma, dá-me ideia que, em termos de potencial evangelizador, os coelhos de agora também já aderiram aos métodos contraceptivos. :)

RD disse...

Parece que sim.
A minha simplória explicação vai para o "fica feio" hoje em dia dizer-se que se é católico ou conservador ou algo do género. Dá ideia das pessoas serem retrógadas e viverem na Idade Média.
Com isto, felizes os coelhos!

Caiê disse...

Xegateporego, olá linda!
Acho que todos esses símbolos de fertilidade (como bem dizes) são uma pura celebração da Primavera! Depois, os cristãos adaptaram-nos à ideia de ressurreição (nova vida, renascimento). Os judeus também têm uma Páscoa (Pessach)- um bocado diferente e calha, este ano, mais tarde... portanto, posta filha, que vais muito a tempo! Beijos à família Pintaínho***

Anónimo disse...

olá amigos!

Obrigada pelos vossos comentários sempre interessantes e oportunos..

Caiê! Como estás? A familia Pinto está a aumentar! Ja vem outra a caminho, como já sabes. Tenho que te mandar umas fotos um dia destes!

Beijos e abraços!

Caiê disse...

Isso, Xegateprorego, manda as fotos! A minha família nã aumenta, querida, só diminui... é uma tristeza. :(
Mas adoro ver esses pequeninos lindos!!! *** *** *