sexta-feira, 4 de março de 2005

Chávenas cheias de vida

Depois de ler a receita do monge budista vietnamita, Thich Nhat Hanh, deu-me vontade de beber uma boa chávena de chá. Daquelas grandes e fumegantes, com cheiro de terra e sabor de mar, frutas das ervas mais puras e tranquilas que podemos encontrar nas nossas pastagens açorianas. Durante alguns segundos desfiei sensações, sabores, cheiros, memórias de muitas canecas de chá devoradas ao longo dos anos. Algumas com prazer, sem pressas nem desvios. Outras com tristeza, com preocupações e até sofrimento. Mas todas elas canecas cheias de vida. E a vida tem presente, passado e futuro, senão não seria vida.

Concordo com o que diz o monge quando receita que se viva o presente com a devida atenção, para não deixar passar o momento sem o ter vivido. Sempre defendi que o passado não traz felicidade. Contudo, também sei que é preciso olhar para ele de vez em quando, porque só assim tiramos algumas lições para o futuro. E isso também pode ser feito enquanto se saboreia uma chávena de chá, cujos sabores nos despertam muitas vezes para outros que em tempos vivemos, com tudo de bom e de mau que isso acarreta. Esse é o preço da vida. Um preço que vale a pena pagar!

8 comentários:

RD disse...

Nem tem que se pagar, é de graça, temos é que saber saboreá-lo. Mas se tivesse que pagar... pagava.

vermelhofaial disse...

Visite este blog estrelinha ajuizadafaça um comentário e junte aos favoritos

RD disse...

Bolas... A todo o lado que vou e até nos meus blogs, tá a estrelinha! Isto é que é PUB.

«« disse...

A lição do mestre é muito bonita e deve ser interiorizada, também no equacionar das causas porque lutamos, já que muitas vezes optamos por "guerra" cujo o desgaste é maior do que o benefício

João Pacheco de Melo disse...

Parece que esta "estrelinha ajuizada", em vez de ser do BE, é "Testemunha de Jeová".
Isso, sem intenção de ofender os ditos cujos; é que sou, mesmo, muito tolerante!

RD disse...

...Apesar de haver meios termos até na tolerância.
Por mim ela pode deixar a sua pub aqui à vontade, também sou tolerante, mesmo não simpatizando minimamente com o BE, mas que já cansa ver isso em todo o lado, cansa!
Além disso já passei por lá e não me cativou, não vou a blogs onde chamam bestas quadradas ás pessoas.

A ilha dentro de mim disse...

Alguém se esquece de ensinar boas maneiras à estrelinha ajuizada. Que isto de se vir visitar o blog dos outros sem deixar comentário e pedir constantemente para ir ao deles comentar é muito rude...

RD disse...

Pela "ética blogueira", ou se comenta ou não se chateia (grande máxima esta, hehe). Digo, simplesmente tens toda a razão.