quinta-feira, 31 de março de 2005

Ser Bom Professor

"Aulas más são aulas que os rapazes não querem ouvir. Mas então - poderia eu defender-me - que culpa temos nós de os rapazes serem barulhentos, desinquietos e desatentos? É verdade que, às vezes, a culpa não é nossa: é toda deles, a quem mais apetecia estar na rua que na escola. Mas para isso justamente é que serve o bom professor - e o meu drama resulta de que a mim só me interessa ser bom professor. Ser bom professor consiste em adivinhar a maneira de levar todos os alunos a estarem interessados; a não se lembrarem de que lá fora é melhor."

Sebastião da Gama, Diário

19 comentários:

Laura Antunes disse...

Concordo a 200%. Abraço Laura

«« disse...

pois...

Caiê disse...

Está muito lacónico, caro colega... Eu julgava que o meu post o ia fazer falar, falar, falar... ;)

Anónimo disse...

olá caiê... bem vou tentar por um bocadinho de pimenta para ver se isto fica menos lacónico. ser bom professor é, como diz o post, atrair a atenção dos alunos para a sala de aula, tornando-a mais interessante do que o que corre lá fora. nunca tive experiencia como professor mas fui aluno muitos anos e posso dizer que os professores que mais me marcaram foram os que me olharam como ser humano e foram muito poucos. acho que o bom professor é aquele que distrai uma turma com conhecimento e enriquece cada aluno com humanidade. o bom professor é aquele que nunca brinca com a sensibilidade dos alunos, e há muito poucos com astúcia para isso.

um beijo para ti.

ps. aproveito para mandar um abraço ao Prof. Pedro Abreu (que certamente não vai ler este comentário)... mas lembrei-me dele, foi e continua a ser um grande Professor

Anónimo disse...

Caro Vitor, deveria saber que sou um leitor atento do Gado Bravo. Agradeço-lhe os elogios e claro que concordo consigo. Mais uma vez o caro amigo revela ser um homem ás direitas!
Abraços a todos.
Prof. Pedro Abreu

RD disse...

Tenho dificuldade em controlar as minhas múltiplas personalidades Vítor, hihi. Já se sabe que sou eu, a tua amiga endiabrada.
Amigo, acredita que é uma sorte teres tido profs assim. Também tive, tenho, e quero ser assim quando for grande.
Beijos grandes ao POVO*

carlos disse...

....não sei se o Sebastião da Gama terá sido melhor professor do que poeta, mas não me custa nada acreditar que tenha sido bom professor ...é muito difícil manter os alunos dentro da sala de aula quando a Arrábida, em todo o seu esplendor, nos espera lá fora.

Anónimo disse...

ó professor, não percebo esse súbito distanciamento, agora trata-me por você....?

Anónimo disse...

Então oh Vitor! Não quis dar a entender as nossas "intimidades"! Mas tenho saudades suas e das nossas brincadeiras... meu querido aluno ;)

«« disse...

Cara Caiê, julgo que foi a mim que chamou laconico...e justamente...é que para mim ser professor é muito mais do que o que se faz na sala de aula... vejo o "ser bom professor" como um constructo multidimensional...avaliar o bom professor pela sua "performnce" na sala de aula é aceitar que o professor deve resumir a sua actividade a isso....acho que me entende....caso contrario diga de sua justiça..

RD disse...

Isto aqui dentro é só professores, só em bravas temos 5 professoras, comentadores 3 se não me falham as contas.
Ah e o professor do Vitor, claro! hehe.

«« disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
«« disse...

ao reler os comentário senti necessidade de colocar em debate outra questão, que vai de encontro à dos professores que marcam e os que passaram despercebidos. Não quero de forma alguma fazer deste meu comentário um artigo, não porque não ache que a questão seja importante, mas porque o mérito dos comentários é da autora do artigo, a colega Caiê.

Contudo, gostava de vos dizer que marcar um aluno não tem que forçosamente ser sinónimo de qualidade (boa neste caso) do professor, facto que, na minha opinião também é valido para os professores que passaram despercebidos nas nossas vidas.

Quando reflicto a importância da marca que o professor Ameal teve na construção da minha personalidade e no meu sentido profissional, concluo facilmente que foram as qualidades humanas dele, e não as de professor (isto vai de encontro à ideia que deixei num comentário em cima e que pretende chamar à atenção ao construto que é o “ser bom professor”). Devo confessar que tenho vários amigos (que foram meus alunos) que ainda hoje dizem-me que não se vão esquecer de mim, confesso também que, aparte o elogio que sabe sempre bem, desconfio do real significado de alguns deles (não por ser desconfiado, mas porque para eles ser bom professor é mais parecido com a figura do "gajo porreiro" do que do professor competente). Fiz-me entender? Caie desculpe a enormidade do comentário...mas assim já não me chama lacónico não é (pode é me chamar pateta eh eh eh)

RD disse...

Fulanizando:
É Miguel, eu até ao secundário gostava era desses "gajos porreiros" e todos nós acho eu. Com uns aprendi bastante fora de aulas e com outros até nem por isso. Cheguei à univ e pelo meu curso ter turmas minúsculas acabámos por ter bons professores e amigos, sou mais uma vez sortuda nisto.
Mas ser fixe nem sempre ajuda se não se sabe fazer aprender. Bom bom, é ser as duas coisas. Mas o objectivo primordial é fazer aprender - dentro ou fora de aulas. Penso eu de que.
Tenho uma professora que toda a gente diz que ela é a maior cabra fria que existe. Eu não acho, foi ela até hoje quem me ensinou mais e melhor e é minha amiga.
Está explicado porque é que sou um iceberg quando tem que ser? hihihihihih.

Caiê disse...

Há excelentes opiniões aqui, fruto de excelentes cabeças!
De facto, mal andávamos se os profes limitassem a sua actividade às salas de aula... E, no entanto, conheço muitos desencantados (e, pior, desligados)que fazem o mínimo indispensável para ganhar o seu no fim do mês...

Concordo : o bom profe junta o conhecimento ao sentido de humanidade. Tem de ser bom comunicador e ter um fino sentido PSI, uma sensibilidade empática, se quiserem.

Haveria muito mais a dizer, mas acho que é importante dizer que o bom professor não precisa de se distanciar dos alunos com poses tolas. Ele É professor e isso já o torna diferente deles. O respeito não se funda em imposições de ego frágil.

Quanto ao "marcar um aluno", podem chamar-me idealista... mas creio que aqui, como em quase tudo, marcamos alguém, quando nele despertamos algo mais, seja lá o que for. E Ser professor não é também "despertar para" ??

Desculpem ser tão longa. *** a todos e obrigada por terem respondido aqui.

«« disse...

tenho a certez que a Caiê é uma excelente professora. Bravo

Caiê disse...

É preciso ter aqui os smiles (as caretas, diz ali o JPM). Eu punha aqui uma a corar... eh eh eh. Obrigada, e devolvo. **

dinorah disse...

Minhas lindas!
Gostei muito deste post, das discussões que levantou e do constante bom-humor, mas não irei ser prolixa, portanto apenas direi que sou mais uma das (e tb "brava") professoras comentadoras!

um beijo

RD disse...

Contei ctg nos comentadores Dinorah! ;)
Jinhos lindinha!*