quarta-feira, 2 de março de 2005

Consumo de antidepressivos aumentou 45% em cinco anos


Depois não se admirem de Portugal andar assim...

"O consumo de medicamentos antidepressivos aumentou 45% nos últimos cinco anos, pelo menos é o que revelam os dados fornecidos na terça-feira pelo Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) e divulgados esta quarta-feira pelo Público.
(...)De 2003 para 2004 a venda total de embalagens de medicamentos em farmácias subiu 2,5%, mas no subgrupo dos antidepressivos o crescimento ascendeu a 11% ( cerca de mais 627.467 caixas). (...)
Em declarações ao jornal, Carlos Lopes Pires, professor de Psicologia da Saúde na Universidade de Coimbra, considera o consumo de antidepressivos como «um problema de saúde pública»." in Diário Digital

18 comentários:

João Pacheco de Melo disse...

Depois é uma admiração enorme quando o lobi contribui para a não pespenalização da canabis

RD disse...

Não podia concordar mais.

RD disse...

Aí é que sim, a pouca produção que já há seria nula.

carlos disse...

É de um gajo ficar passado dos carretos com esses "problemas de saúde pública" criados pelos próprios médicos, designadamente por aqueles que passam a vida em conferências patrocinadas pela indústria farmacêutica. Depois admiram-se de que as médias para entrar em Medicina sejam tão altas...

Y Olé, Gado Bravo. Aquele pobre Touro a trepar pelo poste (apavorado com tanta braveza)onde é que mora? Na Golegã ou na Praia da Vitória?

RD disse...

Pois é caro Carlos, escrevi um post há bem pouco tempo sobre isto no Marketing Axiológico (e a pub não é para ajudar no counter não), sobre a preocupação que a classe médica deveria ter com a receita de alguns medicamentos. Hoje vejo isto... e só me apetece é subir postes :( Que hipocrisia.
É touro ou vaca (?) do Faial mesmo ;)

«« disse...

para aumentar o numero de consumidores é fácil, basta aumentar o nº de professores, com as tutelas a trabalharem desta forma, é grantido. Tudo isto para dizer que seria interessante saber a sua opinião acerca dos agentes depressores

RD disse...

http://www.admd.pt/
Estes aqui em cima dizem que os antidepressivos não criam dependência - suponho que física, porque psicológica é duvidoso. Algumas pessoas acomodam-se ao uso (não que gostem, mas porque é mais fácil) sem fazerem qualquer esforço para melhorarem ou mudarem. E disse: algumas, sem generalizações.
Prefiro não criticar tanto o tratamento - não sou a favor de psiquiatras. (Não poderia ser, não é? ;))Acredito em corrigir a causa do problema - má alimentação, maus hábitos, educação carenciada e falta de fio condutor na vida (objectivos).
Posso estar a ser linear para me fazer entender, mas creio que o problema de raíz vem de trás.

RD disse...

Escusado será dizer que abomino comprimidagem. Mas isso é porque sou jovem e tal... ;)

Viuva Negra disse...

Pois , o que voces querem é fumos , esta-se mesmo a ver !!!
Um post fabuloso , para variar , mas a verdade é que
1º A industria farmaceutica tem um lobi poderoso , e muito marketing ( hihihihi) e dos bons
2º vivemos uma sociedade imbecil que confude , ou , os confundem , e ja não sabem se andam tristes se depriimidos , que são coisas completamente diferentes
ou , seja , vivam os prosac e os patetas alegres
criem blogues e deixem as pastilhas

carlos disse...

Ora aí está um bom conselho da Black Widow, "criem blogues e deixem as pastilhas".

Brava Dart,

Já sei que a minha amiga é do Faial (também com um nome desses não podia ser de outro lado) ... referia-me, mais atrás, era ao sítio onde se encontra localizada a magnífica peça escultórica (... cá para mim é um Touro, mas, se calhar, é metrosexual).

RD disse...

Quais fumos quais 50 contos. Sou completamente anti-drogas (já ando em esforço pa matar o cigarrito) mean that. Lamento se vos desaponto :) mas isto é estupidez natural exponenciada, mai nada. :)
Isso é que era, se todos criassem blogs podia ser que ocupassem o seu tempo como nós, a largar piadinhas aqui e acolá.
Carlos, tb tem gosto pela genealogia ou é só pela história?
Por acaso não há mts mais Dart's nos Açores, estamos em extinção.

RD disse...

Não sei onde é o lugar, e acho que sim, reparando bem parece um touro...
o mais provável é ser mesmo metrosexual, é muito fashion... aqui para nós que ninguém nos ouve, prefiro um dos bravos do que um abixanado ;)

carlos disse...

Não, não sou muito dado à Genealogia, mas basta-me a História para saber que os Dart só mesmo do Faial. Ainda este Natal que passou, em Boston, estive a folhear na Massachussets Historical Society alguns papéis velhos em que se falava muito dos avoengos da minha amiga.

Quanto a inconfidências, também devo confessar que em matéria de gado sou um incorrigível conservador ;)

RD disse...

Bem, eu tenho a minha genealogia feita, e há cá mais uns poucos, na Terceira descendentes e em S.Miguel tb, mas já com o Dart perdido :)
Não tenho é conhecimento do Massachussets Historical, mas vou já pesquisar. Se o Carlos souber de mais pode-me informar sff? :)
Brigada.

RD disse...

ah e faz muito bem em ser conservador, tb sou apesar de poder não parecer ;)

carlos disse...

... espero um dia ter o privilégio de comprovar isso mesmo, por exemplo, na Gala do :Ilhas.

Quanto ao resto:

Basta pesquisar na Google a expressão Massachussets Historical Society e, uma vez dentro da página deles, utilizar o motor de busca interno na secção "Manuscripts", ou "Collections". Estou certo de que irá ter alguns resultados de pesquisa para a expressão Dart.

Boa caçada e Boa noite.

Viuva Negra disse...

Espero que não sejam elitistas e que as continentais tambem tenham direito a Galas , não estou a fazer-me de convidada , mas...

RD disse...

O :Ilhas faz gala? Que giro.

Carlos, obrigado pela atenção, encontrei umas coisas :)

Viúva, há sempre lugar para todos, será concerteza bem vinda como já o é no espaço virtual :)

Flaounaky, o seu texto está mt engraçado mas as culpas não podem ser sempre exteriores a nós. É mais do que tempo de se mudar de mentalidade em Portugal, a começar por nós.
Eu cá por mim não canalizo muita tristeza para nada pq sei que haverão outras situações que tb vão precisar de atenção, hehe.
Cumprimentos