sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Duas questões sobre este assunto

É que, sinceramente, gostava de saber a V. opinião. Por favor, sejam objectivas: 1) Qual o objectivo da actual lei da IVG? 2) A actual lei da IVG permite o aborto em 3 situações excepcionais.´Se o objectivo, dizem os defensores, é preservar a vida, porque é que concordam com a actual lei que dá "valor à vida, com três excepções". O feto gerado por um violador não tem "direito à vida" tal como os outros fetos? Acham correcto atribuir excepções ao "direito à vida"?

2 comentários:

RD disse...

1) Existe precisamente para que não se esqueçam nunca que há limites. Para outros que já se esqueceram, serve para punir.
2) Também não concordo com o ponto do violador. É um limite que não visa tanto a vida da "criança" mas a possibilidade da mãe rever o violador na "criança" e não o amar convenientemente, mas isso já acontece com pais normais, por isso não concordo com essa excepção.
Não deixa de ser um Ser sem culpa nenhuma.

As outras excepções são por malformações cuja possibilidade de vida são mínimas e se viverem (por pouco tempo), será em condições vegetativas e pouco humanas - sub-humanas, diria.

RD disse...

...E se abaixo (além de não concordar com o ponto do violador), disse que não era a favor de mudanças na lei, disse-o porque mesmo não sendo a favor, acho que seja um ponto tolerável. Ainda consigo "suportar" esse ponto, porque como mulher, entendo que ser violada deva ser algo que afecte gravemente, o trauma deve ser tão grande que as condições de gerar fiquem comprometidas. Mas não é mais do que uma opinião, nada que fundamente posição.