quarta-feira, 11 de maio de 2005

Optimismo irrealista? [Sobre a Sida]

(...) É assim que a prevenção de comportamentos de risco nestas faixas etárias é fundamental, defende a psicóloga [Marina Carvalho, Univ. Lusófona]. De acordo com dois estudos que assentam em inquéritos, feitos entre 2003 e 2004 junto a 762 adolescentes e 1356 jovens adultos de todo o país, a maior parte dos inquiridos diz estar informada sobre as vias de transmissão e as consequências da doença, mas mesmo assim não alteram os seus comportamentos de risco.
O estudo conclui que existe um défice de motivação para mudar de comportamento.(...)

Público
11 Maio 2005

7 comentários:

Viuva Negra disse...

Acho que não existe um defice de motivação , existe um defice de conscienlização do problema real ! ou seja de acordo com a mentalidade tacanha do português , só acontece aos outros , só que por vezes os outros somos nós ...

RD disse...

Também acho. Porque será? Que disparate, ainda mais com tantos (maus) exemplos que vamos vendo.

António disse...

Nós sempre gostamos da aventura, da vertigem do risco, carago!
Acham que o Nun´Álvares, o Gama, o Cabral, e tantos outros, se vivessem hoje, usavam a borrachinha?
Claro que não!
Jinhos

RD disse...

Toino :)
Dentro da aventura cabe muita coisa e todos gostamos.
No caso deles, enganaram-se, e tiveram sorte... mas nem sempre é assim. E estamos a parlar de espertinhos não do zé povinho que se lixa sempre. Se fosse pa dizer os nomes dos que se lixaram... era um cemitério! (credo) ;)

António disse...

Não topaste que estava a ironizar?
ai ai ai
Jinhoa

RD disse...

yes, mas não deixas de ter razão no que disseste. é mesmo isso. ;)

«« disse...

Já aflorei esssa coisa há uns tempos atras no meu campo de treino...por isso optei pela literacia da saúde, de maneira a que cada se sinta respponsavel pela sua saúde....acho que hoje ouve-se falar muito em comportamentos de riscos e pouco em factores de protecção..se a reflexão continuar a ser partida, a conclusão também só será meia..