domingo, 27 de novembro de 2005

Ora tomem lá!

O Vaticano decidiu impedir os gays de frequentarem os Seminários católicos. Perante a notícia, o Ministério da Educação tratou logo de agir: a partir de agora, vão ser proibidos os crucifixos nas escolas portuguesas.

8 comentários:

RD disse...

é com cada uma que já nem sei.
juro-te que não sei já o que pensar desta gente.

Caiê disse...

Não sei para quê uma proibição, mas também não sei para que hão-de lá estar... Nem todos os meninos são católicos. Na minha aula, havia meninos de outras religiões e não sei bem para que se fazia aquele ritual de reza à Virgem em Outubro se nem todos o podiam / queriam/ deviam seguir...

RD disse...

duvido que se note que foram retirados... mas se alguma criança notar, gostaria imenso de ouvir a explicação que os profs vão dar. esta é a minha veia céptica a falar.

Anónimo disse...

Se calhar, oscruxifixos estavam a "pesar" no subconsicente do governante, ou ...é por causa deles que a educação é uma barraca!
Poderiam não lá estar, mas também ninguém estava levantando problema. Esta atitude sim, vai levantar polémica.

vermelhofaial disse...

Quanto aos crucifixios. só tem é que lá não estar e a razão é muito simples - são escolas públicas, o estado é laico e as religiões ou a não religião tem de ter um tratamento igual. Qualquer criança entende esta razão, não a explicar é alimentar intolerância religosa.
Quanto aos homossexuais, não entendo o Vaticano, proibir o acesso ao sacerdócio de homens que tenham «tendências homossexuais profundamente enraizadas» é surpreendente para quem exige a castidade absoluta. Que interessa a orientação sexual se é vedada a actividade? O paradigma católico de sacerdote é um homem com tendências heterossexuais profundamente enraizadas e nunca experimentadas.

RD disse...

"são escolas públicas, o estado é laico e as religiões ou a não religião tem de ter um tratamento igual." - até aqui todos já sabíamos disso e concordamos.

qualquer criança entende esta razão, ponto e vírgula, se o saberão explicar convenientemente, ponto e vírgula.
é bom mesmo que o saibam explicar e bem porque isto não é brincadeira.
é que sabe estrelito, eu e toda a minha tolerância, já nos estamos a sentir ofendidas com o tratamento ofensivo a que a igreja tem sido alvo. não sou de igrejas, mas sinto-me ofendida e envergonhada pelos outros com muito do que se diz actualmente. comparam a igreja ao diabo quase (força de expressão).
não vejo porque é que esta gente que ofende sente o seu espaço ameaçado, há espaço para todos.

sobre o resto, obviamente que está correcto. é também a minha opinião.

Anónimo disse...

Está explicado. A senhora Ministra dão deu ordem para tirar. Deu ordem foi para quem quizesse...tirar! (que grand confusão) Cada um pode fazer como quiser e a Ministra só falou...

C-Angel disse...

Ao proibirem os simbolos religiosos em França (de todas as religiões incluindo a católica) caiu "o cabo e a trindade";
ao apoiarem os clubes critãos e obrigarem os mini Bushes a dizer todos os dias nas escolas o Pledge of Legion, os defensores das liberdades individuais lá levaram o caso ao Supremo Tribunal Americano.

Que aliás como podemos ver hoje nas noticas da CNN está a cair, literalmente aos pedaços....irónico!!!

Estas coisas tem de depender dos valores e crenças de cada um. Deixem lá cada um com a sua, desde que as liberdades individuais não interfiram nas liberdades dos que estão ao nosso lado.