domingo, 6 de novembro de 2005

Adeus Casas de Cultura!

O Governo Regional dos Açores aprovou um diploma que extingue as Casas de Cultura de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, cujas competências deverão passar para os Museus e Bibliotecas Públicas da Região. O mesmo diploma extingue ainda o Centro de Estudo, Conservação e Restauro dos Açores, bem como o Gabinete da Zona Classificada de Angra do Heroísmo.

Que estas mudanças são uma boa forma do executivo cortar nas despesas, ninguém dúvida. De uma assentada só, o Governo de César faz desaparecer cinco lugares de director, um lugar de director de serviços e 28 lugares em várias carreiras ou categorias, criando no seu lugar apenas um subdirector-geral. Pelo menos, para já!

Resta saber se estas medidas vão servir para agilizar verdadeiramente a cultura nos Açores ou se, pelo contrário, vão ajudar a agilizar rapidamente o seu desaparecimento...

Aceitam-se palpites!

16 comentários:

A ilha dentro de mim disse...

Esta nova mania de largar spam em jeito de comentário a um post mete nojo...

RD disse...

nem te conto.
não ías acreditar se te dissesse que apago umas 4 ou 5 por dia em cada blog. dásssse.

RD disse...

Sobre a extinção:
assim não fica tudo (ainda mais) centralizado?
não pode ser um perigo?
cadê o pluralismo cultural?
vamos ter que apanhar todos com o que escolhe uma ou duas pessoas?
são só perguntas ao ar.
por outro lado, poupa-se e pode ser que se as decisões forem correctas, só tenhamos a ganhar, mas em cultura é difícil agradar a gregos e troianos.

RD disse...

Era bom que apressassem a nossa biblioteca no Faial. Aquilo está andando devagar, devagarinho.

Caiê disse...

Pode ser um perigo, sem dúvida. A centralização é sempre perigosa.
Porém, eu só posso dizer se era relevante o papel das Casas da Cultura depois de analisar o que elas andavam a fazer... Ocorre-me, por exemplo que , em relação à música, o seu papel, nos últimos 5 anos declinou muito.
Quanto a directores, a minha opinião é que quantos menos melhor. Isto em relação a tudo. Qualquer dia, temos mais chefes que assalariados.
Já em relação ao Sr Director Geral, não me manifesto... Quando ele começar a mostrar (ou não) o seu trabalhinho, logo direi.

Vagabundo disse...

A minha modesta opinião é que com esses cortes, arranjaram mais 28 desempregados, porque os directos e afins, com certeza já teem o Tacho ao lume!!!
Quem fica a perder é a Cultura e
todos nós.

Abraço Vagabundo

Anónimo disse...

Parece que Céaar andava descontente com a actuação dos Directores das Casas da Cultura e vai daí... Se calhar melhor seria ter reestruturado as Casas e nemear gente capaz. Não sei. Também vou esperar para ver. Segundo percebi as Bibliotecas Públicas absorverão as competênias e recursos humanos. Por outro lado também opino que por vezes é mais efeciaz menos gente, mas... creio que por detrás disto estão questões pessoais.
No entanto a vêr vamos e poderei dar sempre a mão à palmatória. O que verdadeiramente interessa são as obras da Biblioteca da Horta que vão ter de andar devagarinho! Então não é para fazer em 36 meses!!! Mas que andem é o que interessa. Já agora acrescento que na verdade a cultura com tanta casa e tante gente andava (e anda( mal. Pode ser com com menos gente sobre mais euros para o que verdadeiramente interessa.
Gado Bravo eu não me entendo muito bem com auqele fórum Faial no Ilhas. Sugiro que o mesmo funcione aque neste teu excelente Blog.

Anónimo disse...

Gado Bravo creio que é necessario acertar o relógio?

RD disse...

Pois é... eu já reparei, mas não me lembro como se acerta o relógio... hihi. Vou ver se me dedico a descobrir porque já estou a deixar passar muito tempo.

Periquito, o fórum era giro e mais reservado. A questão é começar. Ainda só estou lá eu, mas podíamos ir dizendo a todos do Faial. Aos poucos pode ser que vá ganhando adesão.
Até lá andamos por aqui e pelo Estrelinha, claro! Sei que todas as faialenses deste blog acham bem e agradecem o seu elogio :)

RD disse...

desculpem-me que eu sei que é chato, mas tive que colocar a caixinha com as letras de verificação abaixo. impede spam.
perdia muito tempo só a apagar esse lixo.
abraços

RD disse...

As casas da cultura, pelo menos cá em smiguel são polivalentes, servem para exposições, para apresentações de livros, para conferências... etc. Acho que há outros espaços onde isto pode acontecer, tb é verdade.
Um bom exemplo é a biblioteca pública de Ponta Delgada. É simplesmente fantástica.
Bonita, ampla, arejada, funcional e riquissima em espólio.
Reúne todos os serviços para que se passe uma boa tarde, seja lúdica ou de investigação.
Daí a minha preocupação pela obra da casa grande. Faz muita falta uma biblioteca de jeito numa ilha.

RD disse...

A nossa biblioteca faialense, para muita gente que não sabe, está a funcionar provisoriamente no antigo Banco de Portugal.
É um alívio vê-la a salvo pelo menos, mas claro que as condições não são das melhores. Há pouco espaço para se estar e qualquer iniciativa, com o devido reconhecimento ao seu director, que julgo estar a fazer um bom trabalho, acaba por estar sempre limitada ao espaço.
Já não é mau, com um pouco de boa vontade tudo se faz e a prova disso é mesmo o que se tem feito. :)

A ilha dentro de mim disse...

Que me lembre, a Casa de Cultura do Faial organiza a feira do livro anual, durante a Semana do Mar, e pouco mais! Talvez uns apoiozinhos da edição de qualquer coisa... Mas acho que, de facto, não tem uma actuação muito profunda. Ou pelo menos, visível...

RD disse...

já que falas nisso.
aquela organização da feira do livro deixa muito a desejar.
eu já estou habituada a ir ás minhas editoras preferidas e mais fiáveis em traduções na minha área, mas quem apareça por lá apenas por curiosidade "pena" um pouco! aquilo organizado por editoras dificulta o acesso a temas, e como sabes, o normal é procurar-se por temas.
não achas?
além disso os preços estão altíssimos! não vejo benefício nenhum em ir lá quando posso encomendar mais barato pela net!

Anónimo disse...

O mais curioso, é que anteriormente, a Feira do Livro (Semanan do Mar) era exactamente organizada por temas.
A alteração foi para pior, mas o mais curioso, ainda, é que apesar de toda a gente constactar tal, a organização nada mudou!
Sobre a Casa de Cultura da Horta, ela tem tanta actividade e visibilidade que costumo contar, por graça, (elucidativa), aquela história da senhora que para lá telefonou aencomendar batata-de-semente!
E esta, heim?

RD disse...

a sério? hahaha. é o cúmulo. :)