quarta-feira, 8 de junho de 2005

Memórias

(...) "Durante esse período de tempo, o "tímido e bisonho rapazinho" vai conhecer, na Horta, pessoas de quem falará, mais tarde, no romance Mau Tempo no Canal. Foram elas, entre outras: o dr. José Machado de Serpa, senador da República e estudioso; o padre Nunes da Rosa, contista e, na altura, professor do Liceu da Horta; Osório Goulart, poeta pamasiano, pela mão de quem Nemésio participará nalgumas tertúlias literárias; o dr. Neves, político e polemista; o comendador Bulcão; a poetisa e pedagoga Silvina de Sousa (que utilizava o pseudónimo de Iracema); o maestro Symaria, cujo nome, na referida obra, surgirá grafado em Sigmalia. Será ainda apresentado em casa das senhoras Arriaga, irmãs de Manuel de Arriaga, "modelos das Streets do romance" e tomar-se-á íntimo da família Goulart Medeiros (GARCIA, 1978)." (...)

Dores, Vitor Rui (2004), Vitorino Nemésio e a cidade da Horta. Boletim do Núcleo Cultural da Horta, 13: 101-110.

7 comentários:

RD disse...

Definitivamente, ss tertúlias estão-me no sangue. :)

RD disse...

É para ti Caiê, que sei que o trabalhaste. :)
Descobri que ele deu a sua última lição no dia dos meus anos.
http://www.instituto-camoes.pt/
escritores/nemesio/ilheu.htm

bjinho.

Anónimo disse...

Obrigada. ;)Sempre bom rever tudo, com saudade.

Sim, a última em que se intitula Rouxinol e Mocho, por ser poeta e professor.

No entanto, respeitando o trabalho de VRD - com quem até já falei acerca disso, e que teve a generosidade de me ceder a pauta de notas de VN para a tese - penso que a estratificação de ambiência social é da Horta, mas as personagens principais (como o próprio VN afirmou) foram decalcadas da sua experiência angrense e transplantadas para a Horta. Assm, ele despojava-se. :)
belo truque!

João Pacheco de Melo disse...

Olhem....

a "Gado Bravo" de regresso!

Agora em tom irritado;

ENTÃO...
QUANDO É QUE SALDAMOS AS NOSSAS CONTAS?

Anónimo disse...

Caiê, essa do despojava-se é porreira. Explica tudo isso aos meus professores que tenho a certeza que eles vão entender o porquê das minhas notas. hehe!!!


JPM, tive um ataque postador mas ainda estou debaixo de fogo cruzado. :)))
Até breve!

Anónimo disse...

Hoje tive de explicar o significado de "porreiro" a alguém que pensava que isso era da mesma família de "porra"... é lixado... ah ah ah! nunca tinha pensado nestas peculiaridades.

O VN era um bocado pior do que fomos no Liceu da Horta. Credimcruz!!!!!! LOLOLOL

E no liceu de Angra, pior... pior... Muitíssimo indisciplinado.

RD disse...

ui que não sei. nunca fui boa aluna. ao que gostava tinha boas notas, mas o resto nem a ferros. aliás, como já te disse, chumbei a filosofia (que gostava imenso) porque a abelha queria me dobrar! aquela vespa!!! bom... há males que vêm para bens, digo eu que me tenho em boa conta! hahahha!!!