quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Su Doku

Image hosted by Photobucket.com

Muito se tem falado e feito Su Doku, principalmente para os leitores do Público, onde tudo começou.

Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (sūdoku) foi originalmente criado por um médico suiço no séc. XVIII.

Jogo de raciocínio, tem-se o objectivo de colocar números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grelha de 9×9, constituída por 3×3 subgrelhas chamadas regiões. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer (apenas) raciocínio lógico e algum tempo. O que se quer dizer é que para se ser bem sucedido no Sudoku não são necessários conhecimentos prévios - só mesmo tempo, paciência e perseverança. Ah, e tem níveis de realização: fácil, médio e complexo. Dizem que é viciante. O que, a ser verdade, atesta que a simplicidade também faz quebra-cabeças...

«Nenhum leitor ainda não contagiado deve sequer passar os olhos por um sudoku. É que no sudoku escondem-se o vício e a loucura. Os sudokus são para os primeiros anos do século XXI o que o cubo de Rubik foi para os anos 70: uma obsessão que nos apaixona a todos.» TOM UTLEY, Daily Telegraph

Sudoku Online PT; SudokuPlus Top; Sudoku Top 50; Sudoku Links;

5 comentários:

Anónimo disse...

nunca joguei mas hei-de experimentar

RD disse...

Há fases.
Já joguei mais e enjoei, mas é fixe. Já pus foi a rapariga que mora comigo a jogar e ela anda possuída. hihihi.
Passa-se um bom bocadito.

Caiê disse...

A primeira vez que me falaram nisso eu julguei que tinha algo a ver com o Dragon Ball, D-us me perdoe...
Isso para mim ainda é japonês...:)

Vítor Leal Barros disse...

caiê, sabes que tive a mesma impressão?! tal e qual!!!!

RD disse...

Leio sempre o Público quando estou no Faial, mas não me falaram no jogo, reparei nele e joguei até que descobri que era febre por aí. Epa... é giro para quem gosta de se superar e passa-se um bocadinho porreiro. Agora ficar agarrada é que não :)
Beijos