domingo, 30 de outubro de 2005

A gripe das televisões...

Por estes dias, a minha avó, preocupada com a minha saúde, recomendou-me que tivesse cuidado com o frio. Eu, que tinha acabado de curar uma faringite, tratei de a descansar dizendo que não se preocupasse, que já estava bem, e que até nem estava muito frio na rua. Ainda nem terminara de falar, quando a minha avó reforçou o seu conselho com um novo argumento: “Cuidado com o frio, olha que anda aí a gripe das aves!”.

Perante tão absurdo conselho, não pude deixar de largar uma sonora gargalhada. Para não ofender a minha avó, que percebe muito mais de aves do que eu, tratei de a tranquilizar, explicando que a gripe das aves não se apanha através do frio. Mas a verdade é que a minha avó, tal como grande parte da população deste país, ainda nem percebeu bem o que é a gripe das aves, quanto mais que a doença se apanha por contacto com aves infectadas. E eu, que já estou farta de ouvir falar no fenómeno, precisei de ouvir as suas palavras para me aperceber do nível de informação que as nossas televisões têm transmitido.

A gripe das aves faz a abertura dos telejornais, mas o conteúdo das notícias é tão bom que a minha avó, que vê religiosamente o telejornal e toda a vida teve galinhas na sua quinta, nem sequer tinha percebido que a gripe das aves não se apanha pelo frio...

5 comentários:

Vagabundo disse...

A vacina pra que vê esses canais de Tv está e ver a Sic Radical, não há maleza que lá entre.

Abraço Vagabundo

Caiê disse...

Se a gripe das aves for como a ameaça oriental que fez muito boa gente andar de boca tapada, estamos todos livres de perigo! ;)
De resto, há uma escola de jornalismo, ultimamente muito na moda, que aposta no sensacionalismo forte,mas a informação escorreita (que era o que a gente queria) não fornece, não senhor... Questões de marketing? Será... MAs por essas e por outras é que a vizinha do lado começa a ser tão ou mais fiável do que o sr que dá as notícias.

A ilha dentro de mim disse...

Uma escola de jornalismo que se preze, ainda que sensacionalista, tem de dar informação escorreita. Caso contário, não passa de escola de marketing para ensinar a vender tempo na tv...

Qto à vacina que o Vagabundo recomenda, até podia ser interessante, se a minha avó tivesse TV por cabo... e, claro, não tivesse mais de 70 anos!

Conceição Paulino disse...

normalmnete as notícias não "noticiam" realmente nada. Ficam-se por uma rama polpuda e barulhenta acenando e deinformando, mas neste caso não. Já foi bem explicado. A avó estaria desatenta, com a TV desligada...sei lá, a fazer ascoisas k tem k fazer. Bom feriado. Bjocas e :)

RD disse...

TMara, a vó dela só tem rtp's, não tem cabo.
Por acaso até houve uma explicação porreira no «Estado da Região» na nossa RTPA, mas se ela só vê o telejornal não deve ter apanhado. :)