quarta-feira, 20 de julho de 2005

"Cântico Negro"

Pois é, depois deste tempo todo, resolvi aproveitar uns diazinhos de férias antes do regresso a casa para voltar ao pasto. Um dia destes, eu e a minha irmazinha Li, após uma descida do Zêzere de kayak, resolvemos regressar aos nossos tempos áureos em que decorávamos e declamávamos poemas. Enquanto visitámos o Castelo de Almourol, íamos nós recitando poemas... Pois é, devem estar a pensar: "estas gajas não batem bem da tola!"... Pois não...
Um desse poemas, embora seja um pouco "negro", sempre me fascinou. E por isso, resolvi deixá-lo aqui...

"Vem por aqui - dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: Vem por aqui!
Eu olho-os com olhos lassos
(Há nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali....

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém!
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe.

Não, não vou por aí! Só vou por onde me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Porque me repetis: Vem por aqui?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo foi só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho de avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátrias, tendes tectos;
Tendes livros, e tratados, e filósofos e sábios.

Eu tenho a minha loucura!
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o diabo é que me guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah! Que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça defenições!
Ninguém me diga: Vem por aqui!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou.
Não sei para onde vou.
- Sei que não vou por aí!"

José Régio
(in "Poemas de Deus e do Diabo")

3 comentários:

A ilha dentro de mim disse...

Lindo, lindo, maninha! Recordar é viver, já dizia um outro poeta. E decorar poesia nunca fez mal a ninguém. Pelo contrário, estimula a memória e faz bem à alma!
Além disso, este poema é mesmo fabuloso. Não fosse ter tido pai e mae, quase podia dizer que é a história da minha vida. Sempre fui do contra mesmo...

mad cow disse...

Pois, então parece que ando a precisar de decorar mais uns... A minha memória e a minha alma bem precisam... :-)
saudações bovinas*

RD disse...

Vacas do contra! hehe.