segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

A Mulher de Porto Pim



António Tabucchi

Escritor italiano nascido em 1943, em Pisa. Tendo sido professor de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Génova, foi director do Istituto Italiano di Cultura em Lisboa. Dedicado ao estudo da figura de Fernando Pessoa, produziu ensaios sobre este autor e traduziu obras suas. Paralelamente à sua actividade de pesquisa e crítica literária, tem criado uma notável obra como ficcionista, de onde se destacam Donna di Porto Pim (A Mulher de Porto Pim, 1983), Notturno Indiano (Nocturno Indiano, 1984), Piccoli Equivoci Senza Importanza (Pequenos Equívocos sem Importância, 1985) e Sostiene Pereira (Afirma Pereira, 1994). Esta última deu origem ao filme com o mesmo nome, realizado por Roberto Faenza e filmado em Portugal. Em 2001, um artigo que escreveu para o jornal fancês Le Monde e que foi traduzido pelo jornal espanhol El País (acerca da liberdade de expressão), fez com que António Tabucchi fosse galardoado com o Prémio de Liberdade de Expressão Josep Maria Llado, na Catalunha, em Espanha.

Aconselha-se a quem ainda não o leu.

4 comentários:

Vagabundo disse...

Acho que vou seguir o teu conselho!!! O nome não me é totalmente desconhecido mas pouco ou nada conhecço da obra.

Fica bem
Vagabundo

Caiê disse...

O livro, em si, é composto por várias histórias, amigo Vagabundo. São relatos, descrições de uma realidade que o Tabucchi encontrou no Faial (algos "cheiram muito a real e outros serão imaginados).
"Pequenas baleias" é interessante também mas a história mais bonita (e também mais popular) é realmente a "Mulher de Porto Pim", como prova a adaptação que até já se fez para cinema (e que não foi nada bem conseguida... digo-te já, não vejas!).
Essa história é de um amor muito apaixonado... e até violento.
Mas, se visitares a praia de Praia Pim, vais ver que é um cenário calmíssimo. Embora, até 1986, estivesse cheio de sangue de baleia.
é a minha praia preferida em todo o mundo. Mas tenho muitas recordações de lá... :)

mad cow disse...

Subscrevo totalmente! Mt bom...

A ilha dentro de mim disse...

Muito bom o livro e muito interessante o escritor! Tive a oportunidade de o entrevistar aquando do seu primeiro regresso a Porto Pim, vinte anos depois de escrever "A Mulher de Porto Pim". Fiquei deslumbrada! Pelo autor, não pelo homem, convém esclarecer. A conversa que tive com ele só ajudou a comprovar a minha teoria de que um livro é muito mais do que o que o leitor tem a oportunidade de ler. Por vezes, a história que está por detrás do livro, dava um outro livro, tão bom ou melhor do que o primeiro. E aposto que o "caderno de viagens" onde Tabucchi registou as suas impressões das ilhas (não publicado) pode ser um desses casos!