quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Viajantes e Turistas

Eles são de vários tipos, pois são...


Há o típico turista de máquina de filmar em riste (ou outra, último modelo), que viu todos os programas de tv sobre o país a visitar, e cujo objectivo máximo é voltar com provas materiais sobre a viagem (souvenirs, fotos dele próprio junto aos lugares ditos típicos, e um bronzeado espectacular!). Odeia a comidinha tradicional, é membro do Club mediteranée e, quando voltar, é para dizer aos amigos "Eu já estive lá", com um arzinho sobranceiro...

Há o que se quer abastecer da cultura do país que visita. Absorve tudo, qual esponjinha em vaigem. Ele é livros, paisagens, gastronomia, conversas e cerveja.Leu sobre nós, antes de vir, em obscuros artigos de revista que o pessoal nunca ouviu falar. É um tipo porreiro, mas adora falar de cinema negro e filosófico até às três da manhã, e visitar igrejas. Prefere a cidade ao campo, porque "curte a arquitectura".

Também há os que preferem os lugares intocados pelo Homem. A malta que ama o ambiente (e que detesta os outros turistas todos). A malta que conheceu os Açores através de uma conversa de amigos. Os do campismo ou do barco. Os da t-shirt usada e botas todo o terreno (quando é preciso).

E, last but not least, os que procuram a calma espiritual, a a liberdade e a união com o Universo. O pessoal das novas ideias, que parece estar a fazer um novo tipo de peregrinação. Ainda falta arranjar um nome para estes... Com tempo. Fruto desta época em que vivemos.

Ah! E, na minha terra, os iatistas... Mas esses não cabem aqui. São, como diz o povo, os aventureiros. E são tão especiais e tão livres (além de não serem sazonais) que mereciam um post à parte. :)

7 comentários:

CP disse...

Excelente análise.
Muito bom o teu blog.

Alexandre de Sousa disse...

Ai esta minha terra perdida em sonhos e quimeras. Pois que venha gente e a cante.

António disse...

Já viste o spam que anda no Blogger?
Tenho recebido muita coisa nos comments.

Gostei da tua classificação dos turistas.

Jokas

Caiê disse...

Eish!... Não pensei que levantasse tanta publicidade... LOL
Ó ROSA!!!!!!!!!!!!!! Onde está a mater pra apagar isto???

RD disse...

Arre co diabo! Que raio é isto? Então esta gente anda a despejar publicidade no nosso blog? ai ai ai!

Opa, desculpem a ausência mas não anda fácil de vir nem á net. Mais, nem vejo a minha própria famelga que mora comigo, hihi. Férias é isto, o verdadeiro degredo.

Beijos a todos!

RD disse...

Assim de repente até parece conversa de quem está convencido do que diz.

Quando não se sabe o que se há-de dizer deve-se ficar calado.

Schwarz disse...

eu sou daqueles q se levanta às 8h da manhã e só regressa ao fim do dia...com a máquina cheia de fotos!
este é o meu ideal de viagem. há quem prefira museus, outros praia e cada um se satisfaz da melhor forma. Prefiro não catalogar. dá a sensação que se está a julgar os outros...