sexta-feira, 3 de março de 2006

Curto prazo é quando?

A gripe das aves já deixou de ser uma ameaça virtual na Europa há largas semanas, mas o Governo Açoriano parece que só agora acordou, a ver por esta notícia de ontem da Agência Lusa:

«O Governo açoriano vai promover a curto prazo uma reunião com as empresas estratégicas do arquipélago, públicas e privadas, para definir um plano de contingência a aplicar numa eventual pandemia originada pela gripe das aves.

A directora regional de Saúde, Maria Antónia Dutra, adiantou à agência Lusa que os planos público e privado serão estabelecidos "numa estimativa de que 25 por cento dos cerca de 240 mil habitantes das ilhas serão afectados".

Nessas circunstâncias, é necessário prever como vão funcionar os hospitais, estabelecimentos de ensino, comunicação social, serviços de fornecimento de energia, água, telefones e transportes públicos.

Maria Antónia Dutra sublinhou, porém, que "este cenário é pouco provável que se venha a verificar na região", mas alertou que "num mundo global, tudo pode acontecer".»

Pois pode! Não é preciso, nem devemos entrar em pânico. Mas a prevenção tem de ser feita. E é urgente que seja mais depressa do que "a curto prazo", expressão que deixa adivinha que ainda não há nada agendado...

1 comentário:

RD disse...

era bom era.
eu se fosse ministra punha já tudo de rabinho a mexer a trabalhar em prevenções. andamos sempre a desenrascar asneiras. damn...