quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Um sinistro debate

O debate promovido ontem à noite pela RTP1, a propósito do concurso «Grandes Portugueses», foi assustador. Em vez de uma sessão esclarecedora sobre a escolha dos mais admiráveis desta lusa nação, tivemos uma sessão de bate-boca em torno da figura de Salazar. O concurso que a RTP1 está a promover pretende oscultar o pulsar da nação, mas o debate, moderado por Maria Elisa, não conseguiu atravessar a cortina fantasmagórica do Senhor Censura. No meio de tanta asneira, as palavras que saíram da boca dos convidados mais jovens pareceram-me as mais sensatas. Não sei se a frescura da juventude permite olhar a realidade com mais clareza, mas pelo menos não a complica. E esse é o verdadeiro segredo da grandeza!

3 comentários:

RD disse...

alo alo, só tu pa me fazeres escrevinhar a estas horas e com tanto que tenho por fazer ainda hoje.
amiga, se queres que te diga, o que acho, é que seja lá o que for que se pense sobre quem quer que seja, inclusivé salazar, se dizem que não há motivo para tanto, então porquê insistir tanto?
os nomes dados podem condicionar - ou não, ok. a mim isso é indiferente.
a minha critica vai no sentido de tantos jovens exagerarem em fazer campanha contra o homem quando, irónicamente, estão a fazer precisamente isso de que o acusam - a censurar.
who cares about salazar? tão com medo de quem? e para quê tanta aflição? detesto ver campanhas de cunho subtil, leia-se a vender banha de cobra como quem não quer a coisa.
e a tal liberdade pá? deixem o homem da mão pa fora ou entao deixem falar quem sabe, nao era conversa para ali.
beijos
(ainda nao jantei, tou em sos cagarro e tive na apanha dos bixos)

Anónimo disse...

É por estas (e outras) que já não vejo estes tipos de programa e num canal que é publico, por isso deveria ser de excelência!
Quanto ao melhor português, entendo que não deveria haver lista (para escolha) pois isso já condiciona.

A ilha dentro de mim disse...

Miguinha Brava, estava a ver que nunca mais davas um ar da tua graça. Já tinha saudades de te ler! Acho que até tenho que agradecer ao 'amigo' Salazar, porque se não fosse ele não tinhas comentado o meu post, eheh!

Qto à lista, não sei se condiciona ou não. Mas o que é certo é que lembra muitos nomes e feitos que a nossa memória já não guarda. E que devia guardar. Aliás, acho que o principal (e quiçá único) mérito deste programa é esse: lembrar quem está esquecido.