quarta-feira, 18 de outubro de 2006

O secretário de Estado que devia ser anestesista

Tirei um dente do ciso. Não é que esta seja uma declaração importante para o mundo, pelo menos aparentemente. Mas foi uma experiência deveras interessante...

Há mais de 16 anos que não tirava um dente e já nem me lembrava como era. Apesar da delicadeza da minha dentista e da anestesia potente - uma agulha espetada do lado de fora e outra do lado de dentro - confesso que me senti como se estivesse nas mãos do dentista de «O velho que lia romances de amor».

Aliás, enquanto a minha dentista gastava as suas forças para conseguir arrancar o meu ciso só me lembrava das primeiras cenas do livro de Sepúlveda e dos impropérios que o doutor Rabicundo Loachamín lançava enquanto anestesiava os seus pacientes com o seu potente remédio oral.

“Quieto, carago! Tira as mãos! Já sei que dói. E quem é que tem a culpa? Quem? Eu? Quem tem a culpa é o Governo! Mete isso bem na moleirinha. O Governo é que tem a culpa de teres os dentes podres. O Governo é que tem a culpa de te doer», gritava então o doutor Loachamín arrancando dentes a frio.

O meu não foi arrancado a frio, mas passada a anestesia as dores começaram a chegar. Já passaram cinco dias, mas apesar do antibiótico a boca ainda dói e o buraco tarda em fechar.

Desesperada, abro a televisão para me distrair um pouco e ouço uma notícia animadora: «O preço da energia vai aumentar 15,7%». Apetece-me gritar, mas antes que tivesse tempo para fazer minhas as palavras do dentista de Sepúveda, a anestesia oral sai disparada da boca do próprio Secretário de Estado: «A culpa é dos consumidores! Pagaram pouco no passado, agora aguentem!».

Perante tal impropério, a minha dor passou. Acho que se foi embora com o susto. Vou recomendar ao secretário de Estado que peça a demissão. Ganhava muito mais como anestesista!

2 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim que alguém pensa cá como o Periquito. As afirmações daquele Secretário de Estado foram demasiado insultuosas para que possam ser branqueadas com um pedido de desculpas (forçado) na manhã seguinte. A ele - antes do o pôr na rua - tirava-lhe não os dentes mas os dois olhos!
Mas levaram a sua adiante. Porque o que eles queriam mesmo era o aumento de 8%! Estratégias?
Quanto ao dente (dor) um bochechar de chá de macela, faz um efeito (cá para mim) muito superior.

A ilha dentro de mim disse...

Chá de macela para dores de dentes? Sei que é óptimo para o estômago (e para as ressacas...), mas para os dentes nunca tinha ouvido dizer. Vou experimentar. Obrigado pela dica!

Qto ao aumento, não sei se são estratégias ou falta delas...