domingo, 4 de dezembro de 2005

Amigos

"Escolho os meus amigos, não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero o meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho os meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também a sua maior alegria.
O amigo que não ri junto não sabe sofrer junto. Os meus amigos são todos assim: metade loucura, metade seriedade. Não quero risos previsíveis nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade a sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não se esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois vendo-os loucos e santos, tolos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que normalidade é uma ilusão imbecil e estéril."

Orson Welles

ps: Mesmo sabendo que não vens cá de certeza absoluta, os meus (ou nossos) parabéns, Bruno S.. :))

5 comentários:

A ilha dentro de mim disse...

Belo texto! Aproveito para o dedicar precisamente a esses amigos do coração, loucos e santos, mas acima de tudo eternos! E nem preciso de os nomear, porque eles sabem quem são. Certo?

RD disse...

chuaacc

Anónimo disse...

Esta é uma definição de amigo(a)s. que vem exactamente de encontro ao meu pensamento. Aliás aquele verso de A. Aleixo:
- Contigo em contradição
pode estar um grande amigo
duvida é dos que estão
sempre de acorod contigo;
encaixa que nem uma luva neste pensamento aqui exposto. Excelente!

Caiê disse...

Pus este texto na parede do meu local de trabalho. :)

Só eu é que o percebo, mas não faz mal... :)

RD disse...

atrás de mim (há pelo menos 8 anos) anda sempre um da sophia que já postei aqui algures. a elbravinha sabe bem qual é. :)
coisas.