sábado, 3 de novembro de 2007

Açores no topo da qualidade

"A revista National Geographic Traveler elegeu o arquipélago dos Açores, como as segundas melhores ilhas do mundo, atrás das ilhas Faroé, na Dinamarca. No artigo Best rated Islands são avaliados 111 destinos por 522 peritos em turismo sustentável.
Os Açores obtêm 84 em 100 pontos, sendo definidos como "sítio paradisíaco, com construções bem conservadas, natureza respeitada e habitantes sofisticados, cuja maioria já viveu fora". Os caprichos do clima "impedem" a massificação de turistas seduzidos "pelas montanhas vulcânicas, pelos vales verdejantes das Flores ou pelas baías da Terceira".
O arquipélago da Madeira surge em 70.º lugar, com 61 pontos. Apesar da reputação de turismo de alta qualidade, belos cenários, magníficos jardins, canais de água antigos, religiosidade marcante e o charme do fado, a Madeira sofreu como o desenvolvimento massivo da hotelaria e dos edifícios demasiado altos, referem os especialistas.
Foram seleccionados os destinos em risco de ceder à pressão turística e que conseguiram encontrar um equilíbrio. O restante top 10 inclui, e por ordem, Lofoten, na Noruega, Shetland, na Escócia, Chiloé, no Chile, Skye, na Escócia, Kangaroo, na África do Sul, Mackinac, nos EUA, a ilha da Islândia, e Molokai (Hawai), nos EUA."

Mais em http://www.almadeviajante.com/

Não é que nós já não soubessemos que os Açores são um paraíso, mas é sempre bom ver isso reconhecido pelos peritos! :)

9 comentários:

Anónimo disse...

por isso ha 1 milhao de acorianos e descendentes fora dos Acores ...

Anónimo disse...

Esse milhão contabiliza os descendentes até 2ª geração.
Fruto de emigração principalmente nas décadas de 60 e 70, causada pelo isolamento e pobreza em que se vivia nos Açores na ditadura fascista!
Agora que os Açores são isto que estes especialistas acharam, não haja dúvidas!
Mesmo para o tal milhão fora!

Anónimo disse...

veja-se a evolucao demografica por ilha do periodo pos-autonomia para se aferir a realidade ...

Anónimo disse...

Primeiro não desceu. Segundo até (embora ligeiramente) cresceu.
Além do mais por todo o lado é essa a realidade.
Há! Retiro tudo o que disse e peço desculpas ao sr tarrasso que é uma pessoa muito mais sabida que estes estupidos especialistas que classificaram os Açores na 2ª posição!

Anónimo disse...

O "sr." tarrasso nao é nem de longe nem de perto um especialista ... apenas manda umas "bujardas", como o contexto pede ...
e acha q deve distinguir-se quem avalia numa perspectiva exterior e no sentido turístico, de quem avalia estando cá todo o ano ... ou seja, os Açores apresentam a mesma qualidade para quem visita e para quem reside ?
apresentam qualidade de vida ... e nível de vida ?
Os Açores sao 9 parcelas distintas e (cada vez mais) bem distintas ...
E demograficamente cresceram onde ? em que ilhas ? e cresceram o suficiente para se poder dizer que evoluiram demograficamente ? em demografia, embora não sendo especialista, crescer pouco ou estagnar, não e sinonimo de evolução.

Anónimo disse...

Muito curioso esses 111 estúpidos especialistas não terrem tido isso em linha de conta quando classificaram os Açores em 2º preterindo outras famosas ilhas com esse tal "desenvolvimento" que os Açores não tem?

Anónimo disse...

... nao tiveram em conta porque não tinham que ter ... tanto quanto percebi eles avaliaram comparativamente regiões segundo uma perspectiva turística ... para se visitar ... e ao que parece para turistas que procuram um determinado tipo de destino, de Natureza, bem estar, ambiente ainda pouco conspurcado pelos humanos, etc .... E eu concordo inteiramente com a opinião deles. A questão que coloco é que gostaria que os Açores fossem assim tão bem avaliados enquanto região para se viver todo o ano ... Um estudo deste género, por uma instituição de prestigio internacional equiparado ao da National Geographic, fazia falta para se aferir exactamente qual o grau de desenvolvimento económico-social em que nos encontramos nas 9 parcelas do arquipélago. Vamos a ver se desta me faco entender ... Por estas e outras não enveredei pela ornitologia ...

Anónimo disse...

Vamos a ver se desta me faco entender ...

Meu caro amigo! Está perfeitamente enentível!.
Este painel de especialistas chegou à conclusão que os Açores são uma maravilha para fazer turismo, pese embora o facto dos seus habitantes terem um nivel de vida miserável.
E aliado à classificção não está aquilo que tem sido feito nos ultimos anos? (governos e autarquias, empresários, etc?)
Você deve ser um daqueles pepedezinhos doentios e despeitados!
Mas em Democracia é assim mesmo. Fique lá com a sua douta opinião que eu fico cá com a minha.
Gosto muito de viver nos Açores e quando saio p. e. ao Continente aí é que vejo a RIQUEZA da qualidade de vida que tenho neste Região!
Olhe se não gosta do que está, que contribua com a sua ALTA capacidade ou vá passear para outro lado. Por aqui me fico. Passe bem.

Anónimo disse...

o açor na sua santa ignorançia disse, os elogios talvez sirvam para se continuar na senda da poluição e dos desmandos megalomanos mas dificilmente( se continuarmos na velha filosofia fascizante de sermos os maiores) se não arrepiarmos caminho e fizermos da sustentabilidade economica,ecológica e cultural a nossa bandeira.