sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Último aviso aos menos atentos

Para quem ainda continua a comentar por aqui, um último aviso:

Este pasto jaz abandonado há meses, por efectiva deserção da manada, que se perdeu algures por entre o nascimento de sucessivos bezerrinhos.

Quem procura alternativas, por favor, espreite em http://www.ailhadentrodemim.blogspot.com/.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Açores



Como todos nós, açorianos, já ouvimos estas perguntas vezes sem conta....

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Novo pasto

Porque este pasto anda muito abandonado, resolvi mudar de ares e procurar erva mais fresca. Agora, é mais fácil encontrar-me a pastar n'A ilha dentro de mim. Até lá!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A Montanha vai parir electricidade

«Dentro de seis meses 88 moradores do núcleo urbano do Lajido de Santa Luzia, inserido na paisagem protegida da vinha do Pico, vão ter electricidade, uma promessa com mais de 20 anos.
Na cerimónia de assinatura do protocolo entre o Governo açoriano e a empresa de electricidade dos Açores (EDA), na ilha do Pico, a secretária regional do Ambiente e do Mar adiantou que o projecto, apresentado em Outubro, está orçado em 519 mil euros e exigiu cuidados especiais por se tratar de uma zona de paisagem protegida.»

A notícia é da agência Lusa e confesso que me deixou envergonhada. Se não me engano nas contas, já estamos no ano de 2008, mas ainda há tantas casas sem luz na ilha do Pico que mais parece um regresso ao passado.

Mas a notícia não acaba aqui. Como se não bastasse a boa nova vir com décadas de atraso, este projecto do Governo ainda consegue deixar 11 casas sem luz naquele lugar. Segundo a secretária regional do Ambiente, citada pela agência Lusa, «apesar das onze casas em questão estarem a escassos metros do núcleo urbano desta zona "não é possível, nesta fase, atender a esta reivindicação", uma vez que isto "duplicaria os custos do projecto".»

Em alternativa, Ana Paula Marques explica que «os moradores que não estão abrangidos pela electrificação podem recorrer aos programas de apoio às energias renováveis disponíveis para instalarem painéis solares ou outras formas de obtenção de energia eléctrica».

A notícia da Lusa diz ainda que a secretária anunciou ainda que «estão a ser elaborados os projectos para avançar com a electrificação de mais cinco núcleos urbanos inseridos na paisagem da vinha do Pico, investimentos orçados em mais de um milhão de euros» e que, entretanto, o Governo Regional assinou um protocolo com a EDA para electrificar a Casa da Montanha, um projecto orçado em 180 mil euros».

Pois é, enquanto o Governo espera pelos projectos milionários e os moradores pela electricidade de São Nunca, os turistas e caminhantes vão ter luz para se poderem aventurar na Montanha. São as prioridades dos nossos governantes!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

À tona do Mundo



A notícia chegou-me via A Origem das Espécies e deixou-me verdadeiramente satisfeita. O fotógrafo Rui Xavier, agora também realizador, acabou de ser distinguido como uma menção honrosa no Festival de Berlim pela sua curta-metragem Superfície. Depois de ter sido o primeiro vencedor do Prémio de Fotojornalismo Visão/BES, o Rui aventurou-se no grande ecrã e já está a ganhar. Não há dúvida que o talento quando trabalha é recompensado.

Genuína Homenagem


Copyright © 2007 Genuíno Madruga


Genuíno Madruga foi o primeiro português a dobrar o Cabo Horn. O mundo açoriano rejubilou perante a proeza de um conterrâneo destemido, que soube tirar proveito da vantagem de nascer com "os ossos mergulhados no mar".

Ao pescador-velejador cujo coração se divide entre a labuta diária e a sede de aventura, os meus sinceros parabéns pela proeza cometida, digna de merecido tributo.


Que a viagem continue em grande!





sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Feliz Ano Novo!

Votos de um excelente 2008 a todas as vaquinhas e bois que frequentam este pasto! Que o próximo ano nos traga mais e melhores pastagens...

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

As ilhas de Urbano Tavares Rodrigues


Um feliz acaso me fez mergulhar nas páginas do novo livro de Urbano Tavares Rodrigues. Pelo meio de uma prosa fresca e escorreita, que nos faz viajar no tempo e no espaço, encontrei esta pérola.


“Sabe Deus quanto eu amo estas ilhas, o seu povo crente, ingénuo e fraterno, este clima tão variável, com brumas e chuvas cariciosas, a luz que espia por detrás das nuvens e todas estas flores, os picos vulcânicos, as secretas lagoas que foram crateras, o verde por todo o lado, as tranquilas vacas roendo esperanças nas suas pastagens”. (in pág. 61 e 62, “Os Cadernos Secretos do Prior do Crato”, de Urbano Tavares Rodrigues)


Podiam ser minhas estas palavras, mas o mestre escreveu-as primeiro. A mim resta-me recomendá-las a quem tiver uns momentos para mergulhar nas páginas d'Os cadernos do Prior do Crato. Lê-se de um folêgo. Mas no fim queria-se mais.

sábado, 3 de novembro de 2007

Açores no topo da qualidade

"A revista National Geographic Traveler elegeu o arquipélago dos Açores, como as segundas melhores ilhas do mundo, atrás das ilhas Faroé, na Dinamarca. No artigo Best rated Islands são avaliados 111 destinos por 522 peritos em turismo sustentável.
Os Açores obtêm 84 em 100 pontos, sendo definidos como "sítio paradisíaco, com construções bem conservadas, natureza respeitada e habitantes sofisticados, cuja maioria já viveu fora". Os caprichos do clima "impedem" a massificação de turistas seduzidos "pelas montanhas vulcânicas, pelos vales verdejantes das Flores ou pelas baías da Terceira".
O arquipélago da Madeira surge em 70.º lugar, com 61 pontos. Apesar da reputação de turismo de alta qualidade, belos cenários, magníficos jardins, canais de água antigos, religiosidade marcante e o charme do fado, a Madeira sofreu como o desenvolvimento massivo da hotelaria e dos edifícios demasiado altos, referem os especialistas.
Foram seleccionados os destinos em risco de ceder à pressão turística e que conseguiram encontrar um equilíbrio. O restante top 10 inclui, e por ordem, Lofoten, na Noruega, Shetland, na Escócia, Chiloé, no Chile, Skye, na Escócia, Kangaroo, na África do Sul, Mackinac, nos EUA, a ilha da Islândia, e Molokai (Hawai), nos EUA."

Mais em http://www.almadeviajante.com/

Não é que nós já não soubessemos que os Açores são um paraíso, mas é sempre bom ver isso reconhecido pelos peritos! :)

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

50 Anos do Vulcão dos Capelinhos




Há 50 anos atrás, a lava surgiu do mar. Para temor de uns e fascínio de outros, nasceu aquele que é um dos vulcões mais importante no mundo da vulcanologia mundial.